Renato Bulcão encontrou no formato do diálogo – aqui um tanto socráticos – uma forma de fugir dos manuais teóricos: Jacob Pinheiro Goldberg é, neste livro de rápida leitura, colocado em cena para comentar sua atuação e concepção original da psicanálise.

Foram feitos cinco registros em vídeo, dos quais Bulcão transcreveu e fez mínimas correções para adaptação ao novo meio, mantendo o vigor da oralidade. O resultado foi uma intersecção de diversos saberes: Psicanálise, Psicologia Sócio-Histórica e Comunicação.

Figura midiática, Jacob é curiosamente conhecido por conta de sua literatura ou por suas posições polêmicas. É a partir do ofício do psicanalista, no entanto, que formula suas principais ideias. Para ele, o ser humano normal atua sobretudo de forma fragmentada. Não há uma essência da pessoa, mas uma resposta de cada um àquilo que se vivencia. Por isso, o psicanalista examina o tempo todo a imagem que as pessoas produzem de si. É através dessa imagem que conseguem se representar e passam a acontecer no mundo. Na medida em que o indivíduo participa da cena que ele percebe como realidade, com maior percepção e empenho, ele recupera sua essência.

O ser humano busca um sentido para a sua vida. E nós queremos justificar nosso papel no grande espetáculo. Entre ética e imagética, o leitor de Visão da psicanálise poderá viver a história enquanto flanneur, nos meandros da escritura.

Ficha técnica

Número de páginas
138
ISBN
9788577154869
Encadernação
Brochura
Peso
0.2 kg
Ano de lançamento
2016

Compartilhe