Viagem em volta do meu quarto

Xavier de Maistre

O texto que dá nome ao livro e a sua continuação, Expedição noturna em volta do meu quarto, também presente nesta edição, foram as obras que deram ao autor sua fama e reconhecimento. O primeiro foi escrito quando o autor estava em prisão domiciliar, mas ambos fazem do confinamento em um quarto uma oportunidade de viagem e um grande passeio pela alma do narrador.

A antiépica criada por Xavier de Maistre em Viagem em volta do meu quarto é especulativa e bem humorada. O individualismo nascente, imposições políticas da época (a Revolução Francesa é um fato recente e a família nobre do autor sofreu as consequências desse momento), discussões filosóficas, mulheres… tudo é tema para reflexão neste texto.

A segunda obra, que foi publicada já no começo do século XIX, se agrega à primeira, ainda que a visão do céu e de uma sua vizinha motive boa parte da narrativa. A diferença de estilo em relação ao primeiro texto é, no entanto, clara, e a objetividade apresenta a leveza romântica que o novo século já pedia.

Ficha técnica

Número de páginas
144
ISBN
9788577151349
Encadernação
Brochura
Peso
0.145 kg
Ano de lançamento
2009

Compartilhe