Viagem aos Estados Unidos

Alexis de Tocqueville

Alexis de Tocqueville (1805 – 1859), pensador político, historiador e escritor, tratou de temas como a Revolução Francesa e a democracia americana. Membro deuma família aristocrática, Tocqueville é um dos grandes representantes do pensamento liberal clássico, com participação ativa na política francesa de seu tempo.

Viagem aos Estados Unidos, datado de 1831–1832 é um relato de viagens, dentre outros escritos pelo autor, tal como Viagens à Inglaterra e à Irlanda (1835). Em missão especial do governo francês para pesquisar o sistema penitenciário, Tocqueville parte para os Estados do Novo Mundo com “o objetivo verdadeiro e premeditado” de estudar “as instituições e costumes da sociedade americana”. Depois disso, Tocqueville viajou pela América do Norte buscando apreender ao máximo a conjuntura e a história locais.

O autor apresenta, neste livro em forma de diário, suas impressões e entrevistas com pessoas locais. Com uma observação atenta e uma impressionante capacidade de descrição da realidade social, Toqueville traz à tona elementos – instituições políticas, democracia, colonialismo, escravidão, sistema judiciário, comportamentos sociais , cultura predominante e os indígenas, processo de urbanização, religião, situação da mulher e liberdade de expressão – que permitem uma compreensão sociológica e política dos Estados Unidos e do Canadá naquela época.

Ficha técnica

Número de páginas
112
ISBN
9788577151899
Encadernação
Brochura
Peso
0.13 kg
Ano de lançamento
2013

Compartilhe