Potnia

Leonardo Chioda

POTNIΛ, o mais novo livro do poeta Leonardo Chioda, é composto por três ciclos que podem ser lidos como único e longo poema — como um manual da água, do corpo e da morte para decifrar os nomes do amor e do mistério da vida. O título é um epíteto grego traduzido como ‘rainha’ ou ‘soberana’, que alude à poesia como fonte e voz primordial da escrita.

Um dos ofícios de Leonardo é o de abrir as origens — tanto as suas quanto as da língua — para sentir melhor o peso e a leveza desse tempo. Trabalhando elementos da mitologia e do cotidiano, o seu fluxo poético revigora o clássico de modo denso neste livro gestado ao longo de quatro anos. Da moldagem do mundo a uma instigante releitura do Ulisses homérico quando passa pelas sereias, este é o livro para chegar ao cerne da palavra, onde se canta a matéria do coração e do caos como quem vê a eternidade através do efêmero.

A partir de POTNIΛ — apresentado durante a Festa Literária Internacional de Paraty —, Leonardo Chioda emerge como umas vozes mais rigorosas e necessárias da poesia contemporânea brasileira.

Ficha técnica

Número de páginas
197
ISBN
9788566423235
Encadernação
Brochura
Dimensões
16.0 cm × 22.5 cm × 1.9 cm
Peso
0.36 kg

Compartilhe