"Os sonhos teus vão acabar contigo": prosa, poesia, teatro

Daniil Kharms

“Os sonhos teus vão acabar contigo”: prosa, poesia, teatro apresenta pela primeira vez no Brasil uma coletânea dedicada a Daniil Kharms (1905-1942), um dos mais talentosos e autênticos escritores da vanguarda russa. Além de textos e poemas selecionados e da série Causos (miniaturas escritas entre 1933 e 1939), a edição, traduzida do original, inclui “A velha”, de 1939, sua única novela, e a peça Elizaveta Bam, de 1928, hoje por muitos considerada um dos marcos do teatro do absurdo. A peça também é um símbolo da ᴏʙᴇʀɪᴜ (Associação para uma Arte Real), grupo de vanguarda do fim da década de 1920 do qual Kharms foi um dos fundadores e cujo manifesto também integra este volume.

No universo de Daniil Kharms, povoado de símbolos, como a esfera, o relógio e a janela, os objetos, abstratos e ideais, colidem e se transformam, caem e se esquecem de si; o tempo e a morte tornam-se descontínuos e fragmentados. A lógica rotineira é parodiada, virada pelo avesso, “mas quem disse que a lógica do cotidiano é a lógica obrigatória em arte?”, diriam Kharms e seus amigos da ᴏʙᴇʀɪᴜ.

Com humor e nonsense, Kharms desvela o trágico da vida, sai em busca de um real que parte da vida em si mesma, da “<...> vida verdadeira que só pode ser captada nas coisas mais esquisitas, nas atitudes mais desastrosas, nas ocorrências sem sentido, que são ao mesmo tempo banais e excepcionais”, nas linhas de Aurora Fornoni Bernardini.

Genialmente transgressores, os textos de Daniil Kharms dialogam de frente com os dilemas da arte e da vida contemporâneas e sobre eles se debruça um número cada vez maior de leitores.

Ficha técnica

Número de páginas
296
ISBN
9788561096021
Encadernação
Brochura
Dimensões
14.0 cm × 1.7 cm × 21.0 cm
Peso
0.72 kg

Compartilhe