Memórias de um menino judeu do Bom Retiro

Victor Nussenzweig

Em Memórias de um menino judeu do Bom Retiro, Victor Nussenzweig reconstitui sua infância vivida nos anos 1930 em São Paulo. Filho de judeus poloneses, o menino cresce e experimenta o mundo nos arredores do bairro do Bom Retiro, tradicional local de residência de comunidades judaicas. Entre o cotidiano da família e suas tradições judaicas e a convivência com a vida paulistana e os meninos e meninas de sua idade, além da presença dos dois irmãos, Victor relembra com muito humor e doçura o cenário da vida do menino.

Entre episódios marcantes que envolvem a formação afetiva e sensível do menino – contatos com literatura, música, reflexões sobre religião e filosofia –, e lembranças de quadros gerais do tempo – a presença do rádio, a ameaça fascista, o namoro galante e encantado –, Victor refaz toda uma cena histórica e particular, na qual pequenas cidades polonesas se enlaçam à pequena metrópole paulistana formando novos laços históricos ao contar o seu tempo.

VICTOR NUSSENZWEIG é médico, foi professor titular da Universidade de Nova York, cidade em que reside, e pesquisa, desde a década de 60, uma vacina contra a malária.

Ficha técnica

Número de páginas
96
ISBN
9788577153459
Encadernação
Brochura
Peso
0.1 kg
Ano de lançamento
2014

Compartilhe