Fedro

Platão

Um dos mais importantes diálogos platônicos, Fedro foi escrito por Platão em torno do ano 370 a.C. e é tido como um dos escritos de maturidade do filósofo, graças à variedade e relevância dos assuntos apresentados. Essa diversidade de temas abordados já rendeu à obra diversos subtítulos, como "Sobre o amor", "Sobre o belo", "Sobre a retórica", "Sobre a alma", "Sobre o bem" e "Sobre o belo primeiro ou sobre o belo em geral".

Todos esses eixos temáticos são articulações do diálogo, ramificações que partem da análise feita por Sócrates acerca de um discurso de Lísias, que apresenta o amor como modelo para o ensinamento da retórica.

Nesta edição, além de sua tradução direta do grego antigo, Rogério G. de Campos adiciona uma introdução que reaviva a discussão acerca do verdadeiro tema do Fedro, faz apontamentos sobre o texto original e sobre a interpretação filosófica do mito de Eros e Psiquê, além de aproximar a obra de outros escritos importantes da época, buscando depreender os múltiplos significados dos mitos abordados neste diálogo platônico. O livro também conta com um volume de notas finais, fruto da intensa pesquisa de Rogério, reunindo análises minuciosas de termos e conceitos filosóficos de forma geral.

Ficha técnica

Número de páginas
206
ISBN
9788577154784
Encadernação
Brochura
Peso
kg
Ano de lançamento
2018

Compartilhe