Eu acuso! / O processo do capitão Dreyfus

Émile Zola e Rui Barbosa

Eu acuso!, de Émile Zola, e O processo do capitão Dreyfus, de Rui Barbosa, referem-se ambos ao caso Dreyfus, como ficou conhecida a injusta acusação de traição do oficial francês de origem judaica Alfred Dreyfus, o maior e mais polêmico erro judiciário da história contemporânea.

O texto de Zola é uma contundente e implacável denúncia contra os oficiais que ocultaram a verdade no tumultuado caso e a participação do romancista e ativista político na controvérsia, que se estenderia por 12 anos, ajudou a debater e refrear o incipiente anti-semitismo na França.

Já o artigo de Rui Barbosa é considerado o primeiro no mundo a apontar as graves irregularidades do processo e a defender publicamente o direito de Dreyfus a um julgamento isento. Foi publicado em 1895 no Jornal do Commercio, portanto, três anos antes do artigo de Zola. No calor dos acontecimentos, em meio às vozes discordantes e apaixonadas, a defesa de Rui Barbosa é uma serena reflexão sobre a legalidade, a justiça e o papel da imprensa na sociedade.

Ficha técnica

Número de páginas
110
ISBN
9788577150694
Encadernação
Brochura
Peso
0.113 kg
Ano de lançamento
2007

Compartilhe