Cantador, repentista e violeiro, nasceu em 2 de julho de 1943 em Alto Belo, distrito de Bocaiúva, norte de Minas Gerais, filho de Tiofo, o lendário cantador de um braço só. Autor de quinhentas histórias da literatura de cordel, mais de mil quinhantas músicas gravadas por vários intérpretes, em quarenta anos como produtor musical, produziu mais de três mil trabalhos, quinze cds lançados como cantador, autor de catorze livros sobre cultura popular brasileira.

<<Sobre a literatura de cordel>> A literatura popular em verso passou por diversas fases de incompreensão e vicissitudes no passado. Ao contrário de outros países, como o México e a Argentina, onde esse tipo de produção literária é normalmente aceita e incluída nos estudos oficiais de literatura.

Apesar da maciça bibliografia crítica e da vasta produção de folhetos (mais de 30 mil folhetos de 2 mil autores classificados), a literatura de cordel – cujo início remonta ao fim do século XIX – continua ainda em boa parte desconhecida do grande público, principalmente por causa da distribuição efêmera dos folhetos.

Ficha técnica

Número de páginas
72
ISBN
9788587328700
Encadernação
Brochura
Peso
0.08 kg
Ano de lançamento
2001

Compartilhe