Cordel - Rouxinol do Rinaré

Rouxinol do Rinaré

Rouxinol do Rinaré nasceu em 1966 em Quixadá, sertão central do Ceará. Estreou em 1999 e desde então publicou mais de sessenta folhetos. Seu livro "Um curumim, um pajé e a lenda do Ceará" foi adotada como leitura no ciclo escolar fundamental em escolas daquele estado. Paralelamente à sua atividade de poeta, Rouxinol do Rinaré ministra oficinas de literatura de cordel. Venceu o 1º Concurso Paulista de Literatura de Cordel em 2002. Seu trabalho foi mencionado nas revistas francesas "Latitudes", "Quadrant" e "Infos Brésil".

<<Sobre a literatura de cordel>> A literatura popular em verso passou por diversas fases de incompreensão e vicissitudes no passado. Ao contrário de outros países, como o México e a Argentina, onde esse tipo de produção literária é normalmente aceita e incluída nos estudos oficiais de literatura.

Apesar da maciça bibliografia crítica e da vasta produção de folhetos (mais de 30 mil folhetos de 2 mil autores classificados), a literatura de cordel – cujo início remonta ao fim do século XIX – continua ainda em boa parte desconhecida do grande público, principalmente por causa da distribuição efêmera dos folhetos.

Ficha técnica

Número de páginas
144
ISBN
9788577150540
Encadernação
Brochura
Peso
0.131 kg
Ano de lançamento
2001

Compartilhe