Cordel - Neco Martins

Neco Martins

Neco Martins é uma referência da voz, legitimada pela palavra impressa. Folcloristas do final do século XIX, como Rodrigues de Carvalho, incluíram-no em seus estudos, assim como alguns dos mais notáveis estudiosos da cultura popular, como Leonardo Mota e Câmara Cascudo, que se referiu a ele em “Vaqueiros e Cantadores” (1939), como o rival vitorioso de Barrosa, e transcreveu sextilhas do seu embate com o Cego Franscisco Sales. Esta é a primeira antologia representativa de sua obra.

<<Sobre a literatura de cordel>>A literatura popular em verso passou por diversas fases de incompreensão e vicissitudes no passado. Ao contrário de outros países, como o México e a Argentina, onde esse tipo de produção literária é normalmente aceita e incluída nos estudos oficiais de literatura.

Apesar da maciça bibliografia crítica e da vasta produção de folhetos (mais de 30 mil folhetos de 2 mil autores classificados), a literatura de cordel – cujo início remonta ao fim do século XIX – continua ainda em boa parte desconhecida do grande público, principalmente por causa da distribuição efêmera dos folhetos.

Ficha técnica

Número de páginas
240
ISBN
9788587328755
Encadernação
Brochura
Peso
0.08 kg
Ano de lançamento
2001

Compartilhe