Cordel - João Martins

João Martins de Athayde

João Martins de Athayde, nascido no dia 23 de junho de 1877, na então vila Cachoeira de Cebola, no município de Ingá, na Paraíba, é o príncipe dos poetas populares do Norte do Brasil. Um dos mais importantes cordelistas brasileiros, João Martins de Athayde tornou-se, sem exagero, um verdadeiro ídolo popular. Não apenas da gente pobre e humilde, semi-alfabetizada, do interior mas da gente remediada e rica das zonas urbanas, capitais e cidades importantes, entre elas Salvador, Recife e Fortaleza.

<<Sobre a literatura de cordel>> A literatura popular em verso passou por diversas fases de incompreensão e vicissitudes no passado. Ao contrário de outros países, como o México e a Argentina, onde esse tipo de produção literária é normalmente aceita e incluída nos estudos oficiais de literatura.

Apesar da maciça bibliografia crítica e da vasta produção de folhetos (mais de 30 mil folhetos de 2 mil autores classificados), a literatura de cordel – cujo início remonta ao fim do século XIX – continua ainda em boa parte desconhecida do grande público, principalmente por causa da distribuição efêmera dos folhetos.

Ficha técnica

Número de páginas
216
ISBN
9788587328212
Encadernação
Brochura
Peso
0.08 kg
Ano de lançamento
2001

Compartilhe