Adoecer elabora a vibrante história de amor entre a modelo, pintora e poeta Elizabeth Siddal (Lizzie, 1829-1862) e o pintor e poeta Dante Gabriel Rossetti (1828-1882). Como pano de fundo muito bem documentado, surge a Inglaterra do século XIX, e o grupo dos pré-rafaelitas, empenhados no regresso a uma certa pureza dos olhos e da arte. Mas o voo do romance é outro: o do destino, do amor e da doença como luz e danação.

De acordo com Eduardo Lourenço, “Adoecer é um dos melhores romances dos últimos cinquenta anos”. Já Miguel Real escreve, “Este novo romance de Hélia Correia deveria ser de leitura obrigatória para todos os aspirantes à arte de escrita literária. (…) A autoria pessoal transfigura-se em autoria universal – é um texto de todos e para todo o tempo. De atual, mal publicado passa a ser um clássico. Não se pode pedir mais a um romance.”


Hélia Correia

Hélia Correia nasceu em Lisboa. É licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e mestre em Teatro da Antiguidade Clássica. Também poeta e dramaturga, a escritora revelou-se um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa na década de 1980, ao publicar o seu primeiro romance O Separar das Águas, a que se seguiram, entre outros, Montedemo, Insânia, A Casa Eterna, Lillias Fraser, Bastardia e Adoecer. Hélia Correia recebeu vários prêmios literários, tendo sido galardoada com o Prêmio Camões em 2015, em que lhe foi reconhecido a imaginação, o poder de criação de personagens e o invulgar modo de trabalhar a língua portuguesa.

Ficha técnica

Número de páginas
312
ISBN
9788595820272
Encadernação
Brochura
Peso
0.491 kg
Ano de lançamento
2018

Compartilhe